Como Colocar Seu Site Na Primeira Página Do Google

Como Colocar Seu Site Na Primeira Pagina Do Google?

Esta é uma pergunta que muita gente faz. Hoje em dia chegar na primeira página do google é algo altamente rentável para qualquer negócio seja ele físico ou digital.

Atualmente o google é de longe o buscador mais utilizado e é onde todo mundo busca todo tipo de informação são mais de 100 bilhões de pesquisas todo mês.

Conseguir se posicionar na primeira página independente de qual seja o seu nicho de atuação ou negócio com certeza multiplicará seus resultados. O Problema é como chegar lá, com milhares de concorrentes querendo a mesma coisa.

Como Colocar Seu Site Na Primeira Página Do Google Utilizando SEO

Atualmente são mais de 200 critérios utilizados pelo google para definir o ranking dos sites, a grande maioria não é divulgada por questões obvias. Alguns destes critérios são de conhecimento público e é através dele que podemos otimizar nosso site/blog para aparecer bem no ranking.

Mas afinal de contas o que você deve fazer para melhorar seu posicionamento nos buscadores?

São muitas as otimizações que podemos fazer. A seguir irei apresentar algumas que podemos fazer no nosso próprio site ou blog.

Como Aparecer No Google Na Primeira Página

Para você aprender como colocar seu site na primeira página do google deve aprender a essência do SEO e como ele funciona.

Utilizando o SEO conseguimos melhorar e otimizar nosso conteúdo para “rankear” melhor no buscador. Para saber como fazer o site aparecer na primeira pagina do google. Primeiro precisamos entender como funciona o SEO e como podemos utilizar ele a nosso favor.

Como funciona o SEO

O SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de critérios que ajudam a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Saber como realizar esta otimização lhe dará vantagens diante de um concorrente que não faz SEO.

Como Fazer O Site Aparecer Na Primeira Pagina Do Google Utilizando SEO?

Primeiro precisamos saber como funciona o SEO e ao contrário do que muitas pessoas pensam não é um “bicho de sete cabeças” fazer SEO nos nossos projetos. O Que acontece com o SEO é que não é um processo rápido para trazer resultados dependendo da concorrência que você estará enfrentando.

Antes de aprender como colocar seu site na primeira página do google você precisa conhecer como o SEO funciona.

O SEO é dividido em duas partes:

SEO Onpage -> São todas as otimizações e mudanças que podemos fazer no nosso próprio projeto para ajudar na otimização e melhorar no ranking

SEO Offpage -> São todas as otimizações que podemos fazer fora do nosso projeto para melhorar o ranking.

Como são muitos critérios para este post não ficar gigante irei dividir em dois para conseguir focar 100% em cada item e passar um conteúdo de qualidade.

Neste post irei falar sobre os principais critérios de SEO Onpage e como melhorar o ranking do meu site no google utilizando ele.

SEO Onpage

É o conjunto de critérios e melhorias que fazemos dentro do nosso site ou blog. São Otimizações de Título, Imagens, Conteúdo e Configurações que fazem nosso site ser mais organizado e melhor visto pelos robôs do google.

São vários critérios que compõem o SEO Onpage vou citar alguns que considero como mais relevantes no SEO Onpage:

Título da Página

O Título da página é o elemento mais importante para identificação do conteúdo e palavras-chave, muitas vezes perdemos este espaço utilizando o nome do site/blog ou slogans. Quando repetimos o mesmo termo nos títulos ou utilizamos o nome do site/blog antes de algum termo.

Abaixo vou mostrar dois exemplos de título de página:

ERRADO

Quando eu utilizo o nome do meu blog antes de todas as páginas eu deixo de dar relevância para a palavra-chave central e passo a dar relevância ao nome do blog.

snippet-errado

CORRETO

A Forma mais otimizada de utilizar o título da página é utilizando uma palavra-chave no inicio e se for o caso o nome do site/blog no final. Vale ressaltar que não é para utilizar várias palavras-chave ao mesmo tempo, deve-se utilizar apenas uma (A Que identificar melhor do que se trata seu site/blog).

snippet-correto

 Títulos (Headings)

Os Títulos ou Headings (H1, H2, H3, H4, H5, H6) não são apenas elementos de formatação, eles influenciam na forma que os robôs interpretam os conteúdos. Ao escrever um conteúdo é importante dar atenção a este ponto, os títulos funcionam como hierarquia do H1 mais importante ao H6 menos importante.

Abaixo segue um exemplo de como podemos utilizar a formatação dos títulos para deixar o conteúdo organizado e otimizado:

Vamos imaginar que estamos escrevendo um post sobre futebol no brasil:

O H1 Seria o tema principal do post e onde devemos utilizar a palavra-chave mais forte o H2 um sub-assunto do H1 e assim por diante. Imaginando a hierarquia de títulos ficaria assim:

H1 -> Futebol no Brasil
H2 -> Campeonato Brasileiro
H3 -> Campeonatos Regionais
H4 -> Campeonatos Estaduais

Meta Description

A Meta Descripiton é uma breve descrição que aparece abaixo de cada resultado no google.

meta-description

A Meta Description não é responsável nem fator de ranqueamento, mas ela tem um papel importante no SEO.

Você deve utilizar este espaço com sabedoria e produzir um texto chamativo para que os usuários cliquem no seu resultado ao invés de outros.

Além de aumentar os cliques no seu site o google mede a quantidade de vezes que o seu site é exibido em uma pesquisa e quantas vezes ele é clicado este percentual chamamos de CTR (Click through rate) ou Taxa de Cliques.

Quando um site tem um CTR baixo ele pode ser rebaixado de posição nos resultados.

URL (Link ou endereço da página)

Aqui está outro ponto importante para se trabalhar: As URLs. URL é o endereço da sua página, o google utiliza a URL para fazer varredura por palavras-chave.

Se você utiliza o wordpress pode alterar as configurações de URL para deixar “Amigáveis” ou seja uma URL fácil de ser lida e compreendida.

Abaixo dois exemplos de URL:

URL Não-Amigável – > https://viajantedigital.net.br/post=541
URL Amigável -> https://viajantedigital.net.br/como-posicionar-um-site-no-google

No Primeiro exemplo vemos que o endereço da página é um código, quando os robôs do google fazem a varedura dela eles não sabem do que se trata aquela página.

Já no segundo exemplo vemos que a URL está descrita com um texto, quando os robôs passarem fazendo a varredura eles irão identificar que tem uma palavra-chave ali e saberão do que se trata o conteúdo.

Imagens

como colocar seu site na primeira página do google com imagens

O Uso de imagens com certeza é algo agradável ao usuário quando utilizamos no contexto certo, o uso de mídias é bem visto pelo google.

Utilizar imagens, vídeos, tocadores de podcasts entre outros ajuda a deixar o seu conteúdo mais rico em informação e visualmente mais agradável.

Ao se trabalhar com imagens temos que ter alguns pontos em que ajudarão na otimização do conteúdo:

  • Nome do Arquivo de Imagem
  • O Alt Text (Texto Alternativo)

Como os robôs não conseguem ler imagens (ainda) eles não sabem do que se trata aquele arquivo de imagem inserido no conteúdo.

Para que os robôs identifiquem isso deixamos algumas pistas para eles tais como o nome do arquivo e o texto alternativo.

Uma dica para nomear os arquivos é a seguinte, imagine que você vai utilizar uma imagem de casa de campo, para otimizar você deve salvar o arquivo com o nome casa-de-campo e utilizar o Texto Alternativo (Alt Text) casa no campo, isso ajudará os robôs a identificarem do que se trata a imagem e dar relevância a ela no contexto.

Linkagem Interna

Os Links internos são de extrema importância por dois motivos, você quer que os visitantes passem o máximo de tempo possível no seu site/blog. Para isso podemos utilizar links que apontam para outros conteúdos dentro do nosso próprio site, fazendo assim com que o visitante fique mais tempo navegando.

Da mesma forma funciona com os robôs, muitas vezes um conteúdo demora para ser indexado porque não tem nenhum link interno apontando para ele.

Além destes pontos uma linkagem interna bem feita facilita a vida do visitante, ele não ficará perdido e saberá “se encontrar” no seu site/blog. Um Visitante que entra em um site com uma linkagem interna deficiente raramente continuará navegando nele.

Sitemap (.XML)

O Sitemap é um arquivo que contém todas as URLs do nosso site/blog é através dele que os robôs conseguem indexar todas as páginas do site/blog rapidamente, além de “garantir” que páginas com linkagem interna deficiente serão indexadas sem grandes problemas.

sitemap

Dicas Bônus Sobre Como Posicionar Seu Site Na Primeira Página Do Google

Dica Bônus #01: Plugin Yoast SEO

Para gerar o sitemap do blog e auxiliar nas demais configurações Onpage eu utilizo o plugin Yoast SEO para WordPress. Ele tem a versão gratuita que supre a necessidade básica de SEO Onpage, ele faz a maior parte do trabalho de otimização interna de forma muito prática. Vou deixar abaixo o link para o download do mesmo.

Download Plugin Yoast SEO Free

Dica Bônus #02: Curso Gratuito de SEO

 

Você quer aprender SEO com um profissional totalmente de graça? Aproveite e cadastre-se agora mesmo no Curso de SEO Gratuito do Vicente Sampaio, são 10 aulas totalmente em vídeo ensinando tudo que você precisa saber para otimizar seu conteúdo e melhorar seu posicionamento nos buscadores. Para Participar é só clicar no link abaixo e se inscrever.

Quero Aprender SEO Gratuitamente Com o Vicente Sampaio

Dica Bônus #03: Como Saber A Posição Do Meu Site No Google?

Sempre que fomos iniciar um trabalho de SEO em um projeto é muito importante acompanhar a evolução do trabalho de SEO. Se você tem um projeto que deseja posicionar na primeira página já deve ter se perguntado algum dia: “como saber o ranking do meu site no google?”.

Acompanhar as posições das páginas nos buscadores é extremamente importante e obrigatório, para você poder medir se o que está fazendo está surtindo efeito.

Existem diversos sites que acompanham as mudanças no posicionamento dos sites, vou deixar aqui a recomendação de dois que eu utilizo em meus projetos, ambos tem versão paga, porem as versões gratuitas são bastante úteis para pequenos projetos:

Conheça o Serp LAP ele não precisa de cadastro para verificar as suas posições porem é mais limitado e não guarda histórico, quando você faz o cadastro consegue acompanhar a evolução.

O SerpFox é o meu favorito por ser simples e extremamente funcional, a versão gratuita dele permite acompanhar até 10 palavras-chave.

Espero que as dicas sobre SEO Onpage tenham ajudado você a aprender dicas para posicionar melhor seu conteúdo nos buscadores. O Trabalho não é fácil mas com certeza trará bons resultados se você se esforçar e fizer um trabalho sério e sustentável.

Nos próximos dias irei escrever outro post sobre como trabalhar o SEO Offpage e como ele pode ajudar você alavancar seus projetos no ranking do google.

 

 

 

Você pode se interessar por

[Treinamento em Vídeo] Aprenda a arte de posicionar seu site na primeira página do Google

Silvano

Hoje compartilho várias das minhas experiências, entrego conteúdo de qualidade para pessoas que querem ter a liberdade de trabalhar de casa, que sonham assim como em ter o mundo como escritório, fazer aquilo que gostam, ajudar pessoas a encontrar soluções para suas dores, e compartilhar sempre…

Website: http://viajantedigital.net.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *