Gatilhos Mentais – Como Vender Utilizando o Copywriting

Você já deve ter ouvido falar em copywriting, mas o que é o copywriting?

Copywriting em essência é a técnica de se comunicar de forma persuasiva e de forma a desenvolver interesse em uma pessoa e a levar a realizar alguma ação. O Profissional que domina o Copywriting é o Copywriter, uma das principais aplicações do copywriting é nas vendas, uma pessoa que domina a técnica consegue facilmente influenciar uma audiência a realizar determinada ação.

Uma coisa que aprendi com o tempo é que as pessoas detestam vendedores porém adoram comprar, tentar vender diretamente para uma pessoa é um erro, as pessoas não querem comprar o produto que você está vendendo e sim os benefícios e mudanças que o produto pode causar na vida dela.

Onde Aplicar o Copywriting?

O Copywriting pode ser aplicado de diversas formas diferentes em diversos meios de comunicação, como por exemplo:

  • Em uma sequência de emails
  • Em um artigo no seu blog
  • Em um grupo no facebook
  • Em uma página de captura
  • Em um vídeo no Youtube (Isso mesmo copywriting não é apenas escrito)
  • Em uma página de vendas

Aprender a falar de forma persuasiva para o público correto irá aumentar a chance de ter sucesso na comunicação e consequentemente atingir o objetivo que você deseja, seja este gerar mais leads, realizar vendas, se posicionar como uma autoridade em um determinado assunto.

O Que são Gatilhos Mentais?

Segundo o Conrado Adolpho gatilho mental é:

Algo que suscita milhares de sentimentos que você não consegue controlar

Em palavras simples um gatilho mental é um estimulo que aciona uma resposta emocional automática do nosso cérebro e nos leva a tomar uma decisão baseada nela. A Verdade é que nosso cérebro toma decisões de forma automática com base em emoções, exatamente isso é um gatilho mental.

Saber como utilizar estes gatilhos da forma correta e no momento correto ajuda a:

  • Quebrar objeções
  • Fazer uma pessoa tomar uma decisão
  • Gerar autoridade
  • Engajar e aproximar um público

Você deve estar curioso para saber como estes gatilhos mentais funcionam, preparei uma lista com 5 gatilhos mentais que considero mais poderosos e como você pode utilizar eles

#01 – Gatilho da Especificidade

especificidade

Se você quer aumentar a confiança do seu público e criar uma credibilidade para sua imagem , irá adorar este gatilho mental. A Essência da especificidade é transmitir uma informação de forma precisa, quando somos específicos geramos confiança e criamos uma conexão mais profunda com nossa audiência.

Quando temos uma conexão profunda com nossa audiência conseguimos quebrar objeções, geramos um engajamento maior e como consequência teremos mais facilidade de realizar uma venda.

Exemplo: Qual das duas frases abaixo faria você abrir um email

A: Descubra como eu ganhei muito dinheiro em quase um mês na internet.
B: Descubra como eu ganhei R$ 4.984,25 em 25 dias na internet.

Com certeza o exemplo B tem muito mais chances de ter sucesso em uma comunicação com o prospecto. Isso acontece pois nosso cérebro tende a gerar confiança em dados específicos.

#02 – Gatilho da Reciprocidade

reciprocidade

Este é o gatilho que eu particularmente considero o mais poderoso e é capaz de gerar ações imediatas nas pessoas. Reciprocidade é o sentimento que nós temos de retribuir algo que recebemos de alguém. Reciprocidade é a sensação de estar em “divida” com alguém por algo que esta pessoa tenha feito para nós.

  • Como utilizar este gatilho:

Quando você oferece para audiência a solução para um problema dela de forma gratuita. Se o seu prospecto quer aprender a tocar violão e você oferece um guia para iniciantes gratuito, ele sentirá a necessidade de retribuir este gesto por exemplo comprando o guia completo de como tocar violão.

Utilizar temos como Grátis, Gratuito, Presente, Recompensa, Ganhar, ajuda a potencializar este gatilho.

#03 – Gatilho da Afeição

gatilho-mental-afeicao

Este gatilho tem a capacidade de aumentar a conexão emocional com a sua audiência, este gatilho consiste em gerar um nível de conexão com as pessoas de forma a conseguir confiança e aceitação delas por gostarem de você ou simplesmente por serem muito parecidas com você.

Em Resumo a afeição é o gatilho que faz com que as pessoas se aproximem de nós por ter muito em comum conosco e passem a ter um nível de confiança maior. Nós tendemos a gostar de pessoas que são semelhantes a nós seja pelo estilo de vida, opiniões, personalidade. Por isso é importante conhecer bem nossa audiência e saber se comunicar com ela da forma correta.

  • Como utilizar este gatilho:

Conhecer a fundo os nossos prospectos, aprender o que gostam, a forma como se comunicam, o que admiram, o que seguem. Ter uma conexão mais profunda com a audiência, como eu mencionei acima as pessoas tendem a seguir e confiar em pessoas semelhantes a elas.

#04 – Gatilho do Constaste

comparacao

Este gatilho é um efeito psicológico que faz com que nosso cérebro passe a comparar opções. Este é um dos gatilhos mais poderosos quando se trata de vendas, ele faz com que passemos a comparar entre duas opções e escolher a mais vantajosa e que pareca mais razoável.

  • Como utilizar este gatilho:

Se você tem um método revolucionário de eliminar celulite que custa R$ 197 (o que pode parecer caro a primeira vista) pode comparar ele a um tratamento hospitalar que custa em média R$ 1.800, quando seu prospecto compara os dois e percebe que pode resolver o problema por 1/10 do valor de um tratamento hospitalar com certeza a chance dele comprar de você é maior.

05# – Gatilho da Autoridade

Autoridade

Este gatilho mental tem o poder de gerar confiança e submissão quando estamos lidando com uma autoridade em determinado assunto. Nosso cérebro tende a aceitar de forma automática conselhos e sugestões de pessoas que consideramos autoridade em um assunto.

Quando nosso cérebro percebe que seguir uma autoridade é algo que pode nos beneficiar nós tendemos a seguir quase que de forma automática e sem refutar.

  • Como utilizar este gatilho:

Quando você gera um conteúdo de valor para um prospecto e fala com propriedade e confiança tende a gerar uma autoridade automática de você no prospecto.

Se você trabalha no nicho de saúde com um produto para emagrecimento e você conseguiu emagrecer 20 kg sozinho e passa a dar dicas para sua audiência de como conseguiu emagrecer começa a se posicionar como uma autoridade no assunto.

Outra forma de utilizar este gatilho é utilizando a autoridade de outra pessoa para você, por exemplo se você não é uma autoridade no seu nicho pode utilizar a autoridade do produtor do método que você promove a seu favor:

Se você está promovendo o método de emagrecimento da Solange Frazão porem não é uma autoridade no assunto pode utilizar a frase a seguir para gerar autoridade:

“Este método desenvolvido pela Solange Frazão faz você emagrecer de forma saudável e rápida.”

Você está utilizando a autoridade da Solange Frazão ao seu favor, logo você gera confiança e acreditação no método pois foi desenvolvido por uma autoridade.

Conclusão

Estes são apenas alguns dos muitos gatilhos mentais existentes. Quando você conhece bem o poder deles consegue gerar resultados incríveis.

Quero deixar uma recomendação de leitura:

Antes de aprender sobre Copywriting e Gatilhos Mentais eu não tinha ideia de como estava perdendo a chance de realizar vendas, por mais que utilizasse recompensas digitais e tivesse um blog com um tema otimizado. Aprender Copywriting é com certeza um divisor de águas quando se trata de vendas.

Eu Aprendi a utilizar o copywriting com o Guia Copywriting o Guia Inicial do Jordão Félix, o Jordão já faturou mais de R$ 500 mil reais utilizando estas técnicas, se você quer começar a vender na internet todos os dias utilizando estas técnicas eu tenho uma ótima noticia.

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Silvano

Hoje compartilho várias das minhas experiências, entrego conteúdo de qualidade para pessoas que querem ter a liberdade de trabalhar de casa, que sonham assim como em ter o mundo como escritório, fazer aquilo que gostam, ajudar pessoas a encontrar soluções para suas dores, e compartilhar sempre…

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